crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

O zagueiro Luan, de 30 anos, e que chegou ao Palmeiras em 2017, é o atleta que mais cometeu pênaltis em jogos oficiais da elite nacional acompanhados pelo Espião Estatístico nas últimas dez temporadas. Desde 2015, ele fez 11 pênaltis, sendo três pelo Vasco, seu clube anterior, e oito pelo Palmeiras.

Na análise de 2.461 penalidades marcadas pela arbitragem, o segundo atleta que mais fez pênaltis em jogos oficiais analisados pelo Espião Estatístico desde 2015 foi Matheus Ferraz, que completou neste mês 39 anos, está sem clube, mas até o ano passado estava no campeão Fluminense. Foram dez pênaltis feitos por ele, sete pelo Sport e três atuando pelo América-MG. Ele não cometeu pênalti nos 65 jogos oficiais que disputou pelo Fluminense.

A terceira colocação tem quatro atletas empatados, todos eles com nove pênaltis cometidos: o lateral direito Gilberto, atualmente no Bahia, e os zagueiros Luiz Otávio, hoje no Ceará, Marcelo Benevenuto, no Coritiba, e Messias, que está no Santos.

O ranking abaixo mostra quantos pênaltis cada atleta cometeu e em que clubes atuavam quando foram marcadas essas penalidades. Os atletas podem ter atuado por outros clubes que não aparecem na lista porque não fizeram pênatis quando atuavam pelos clubes não indicados no quadro. O Espião Estatístico analisa desde 2015 todos os jogos oficiais na temporada dos 20 clubes da Série A e dos gigantes que eventualmente tenham disputado a Série B. Globoesporte

Número de pênaltis cometidos e os clubes em que atuavam quando a penalidade foi cometida desde 2015 em jogos que envolveram ao menos um time da Sèrie A ou de um gigante que estava na Série B — Foto: Espião Estatístico
Foto: Espião Estatístico