divulgação

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) concederá a Comenda 2 de Julho, a mais elevada honraria do Parlamento estadual, ao médico infectologista, pesquisador e cientista baiano Julio Croda. A homenagem, proposta pela deputada Fabíola Mansur (PSB), acontecerá nesta quinta-feira (21), às 10h, no plenário da Casa.

Julio Croda vem desenvolvendo uma série de estudos na área de doenças infecciosas, respiratórias e arboviroses. “O nome do Dr. Julio Croda precisa ser lembrado como um dos profissionais mais relevantes para a humanidade na arte da cura”, afirmou Fabíola no projeto de resolução apresentado na AL-BA.

Atualmente, Croda está envolvido em pesquisas junto a diversos organismos internacionais, a exemplo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar medicações contra a Covid, a vacinação BCG como forma de reduzir o impacto da Covid e da tuberculose em profissionais de saúde, além da vacinação contra a chikungunya e a dengue.

“Julio Croda foi uma das principais vozes na pandemia da Covid 19. Como médico infectologista, pesquisador e cientista, ele também levou informação para a sociedade brasileira. Numa pandemia, a comunicação é fator primordial, conversar abertamente com a população. Ele fez isso de forma brilhante e didática. Os meios de comunicação do país viram nele uma das maiores referências para levar informação de verdade, numa época de tanta fake news”, lembra.

Fabíola se disse honrada em homenagear “esse filho da Bahia que presta significativos serviços à sociedade brasileira e se destacou na luta contra a Covid-19”. E concluiu: “A Bahia agradece por toda contribuição que Julio Croda fez na vida de tanta gente através da ciência”.