O Ministério Público da Bahia (MP-BA) investiga um líder espiritual suspeito de abusos sexuais no estado. O órgão confirmou o caso, mas não divulgou o nome do homem, nem a cidade onde teria ocorrido os crimes. Segundo o MP-BA, o caso corre em segredo de Justiça e, por isso, não é possível passar mais informações sobre a investigação.

O MP já ouviu vítimas e aguarda que mais pessoas possam dar suas versões sobre a atuação do homem. Informações iniciais apontam que o líder espiritual atua em Salvador e ministra palestras em outras cidades do Brasil.

Outros casos

Em 2020, o MP-BA investigou o caso do líder espiritual Jair Tércio Cunha Costa, de 63 anos. Ele é investigado pelos crimes de abuso sexual e psicológico contra ao menos 14 mulheres na Bahia e está foragido da Justiça.

Jair Tércio Cunha Costa, de 63 anos, é ex-grão-mestre de uma loja maçônica na Bahia e desenvolvedor de uma doutrina pedagógica que era estudada em retiros espirituais promovidos por ele toda semana

A investigação está em sigilo a pedido das vítimas, com base no “fundado temor”, em relação ao acusado e a alguns dos seus seguidores.

Na cidade de Barra, no oeste da Bahia, um outro líder religioso foi preso em 2022 por suspeita de estuprar 40 adolescentes. Ele foi denunciado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) pelos crimes de estupro de vulnerável contra uma vítima e violência sexual mediante fraude cometida contra outras cinco pessoas.

Claudimilson Ferreira Rodrigues dizia que realizava rituais para que as vítimas evoluíssem espiritualmente. As adolescentes eram atendidas individualmente dentro de um quarto, eram vendadas e obrigadas e ficar nuas ou seminuas. G1