Crédito: Tiago Caldas/EC Bahia

O Bahia anunciou na última quinta-feira o quarto reforço estrangeiro para 2024. Trata-se do meia Carlos De Pena, que passou a maior parte da carreira fora Brasil. Por isso, o ge elencou as características de jogo do atleta e resgatou a carreira de De Pena, desde a época do Nacional-URU até a saída conturbada do Internacional.

O jogador de 32 anos já teve nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e viaja para Porto Alegre junto com a delegação tricolor, onde o Bahia enfrenta o Internacional, neste sábado, às 18h30 (de Brasília), pela 1ª rodada do Brasileirão.

De Pena começou sua carreira no Nacional-URU e estreou na equipe profissional em 2013. Na temporada seguinte, ele ganhou regularidade, marcou cinco gols em 30 jogos e foi campeão da Liga Uruguaia.

O meia permaneceu por lá até 2015, quando foi para a Inglaterra defender o Middlesbrough. De Pena ainda tem passagens por Real Oviedo (Espanha) e Dynamo Kyiv (Ucrânia), onde jogou quatro temporadas com regularidade antes de chegar ao Internacional.

De Pena chegou ao Inter em 2022 por um pedido do então técnico Alexander Medina, que desejava um ponta. O Colorado superou o Vasco nas tratativas e acertou com o meio-campista.

De Pena ficou em dúvida sobre o seu futuro até a chegada de Mano Menezes, que o colocou para jogar como um segundo volante. Ele se firmou na posição e foi um dos pilares da campanha que culminou com o vice-campeonato do Brasileirão daquele ano. Dentre os principais pontos fortes do jogador estão a bola parada e o chute de média distância.

Foi assim que ele marcou, de canhota, um belo gol contra o Goiás em 2023, o gol 1000 do Internacional na era dos pontos corridos. Essa habilidade com a canhota, inclusive, ele já revelou que foi desenvolvida junto com o pai ainda na infância.

No ano passado, De Pena iniciou bem, mas caiu de produção junto ao restante do time. Perdeu a titularidade com Mano e não retomou o posto após o retorno de Eduardo Coudet. Questões familiares atrapalharam a manutenção do rendimento esperado.

A expectativa era a volta do De Pena de 2022 neste ano. Ele até mostrou voluntariedade e se colocou à disposição de jogar improvisado na lateral esquerda. O desempenho, no entanto, não o credenciou e ele acabou afastado do elenco no dia do seu aniversário, junto com o volante Gabriel.

Houve até polêmica sobre a relação de Coudet com os jogadores, mas certo mesmo é que De Pena teve saída conturbada e ficou livre no mercado para assinar com o Bahia.

De Pena já treina com o elenco tricolor e virou opção para Rogério Ceni diante do Internacional, em jogo marcado para as 18h30 deste sábado (horário de Brasília), no Beira-Rio, pela 1ª rodada da Série A.

O técnico, inclusive, já elogiou a atuação de De Pena em 2022, quando comandava o São Paulo. Em jogo válido pela 18ª rodada do Brasileirão, o Tricolor paulista empatou com o Colorado por 3 a 3 e o meia foi um dos destaques da equipe colorada.

– Fiquei impressionado com o De Pena. Gostei dele vendo os jogos pela TV, mas hoje eu fiquei impressionado com a qualidade técnica dele – elogiou Rogério Ceni. Globoesporte