Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Presente em Salvador desde a última quinta-feira (24), o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi revelou nesta sexta-feira (25) que teve conversas com o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani para, “provavelmente”, uma candidatura à prefeitura da capital baiana.

“Tive uma primeira conversa com o presidente do Bahia, que colocou essa possibilidade. Vamos discutir isso até o final do ano. Provavelmente [pode se candidatar]. Vamos avançar. Não chegamos a este ponto aqui dentro. Falei por telefone com ele tem um mês, mais ou menos”, revelou, em entrevista ao Bahia Notícias.

Lupi também indicou conversas com o secretário municipal de Saúde (SMS), Léo Prates, e o presidente do bloco afro Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê. “Nós estamos conversando com várias forças políticas. Já teve várias reuniões com a gente o Léo Prates, que é um deputado estadual muito ligado ao Neto, mas que gostaria de ser candidato a prefeito, e poderá vir ser a candidato a prefeito pelo PDT. Nós temos o Vovô do Ilê que está conversando, está filiado ao partido, já se colocou à disposição”, pontuou.

Perguntado sobre uma possível composição com o DEM, Lupi diz que o PDT “não tem preconceito”. “Nós estamos abertos à discussão e ao debate. Nessas eleições municipais, a grande discussão é a realidade de cada município. A população nas cidades quer discutir como é que está a saúde, a educação, a limpeza, a iluminação. Todas essas questões que são mais do âmbito municipal”, afirmou.

Em setembro, à Tribuna da Bahia, Bellintani revelou ter votado em Ciro Gomes (PDT) para presidente. No segundo, ele votou em Fernando Haddad (PT).

O dirigente tricolor vem sendo alvo de especulações desde que assumiu o clube. No último mês, seu nome foi vinculado de forma mais expressiva no PSB. A deputada federal Lídice da Mata reiterou a possibilidade. O Bahia Notícias apurou, inclusive, que o PT pode fazer uma composição com o mandatário do Esquadrão para ter um vice em sua eventual candidatura. (BN)