Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Depois de um 2023 tenso, com manutenção na Série A confirmada apenas na última rodada, Rogério Ceni tem planos maiores para o Bahia em 2024. O treinador falou sobre a expectativa para o ano que se inicia durante entrevista em Manchester, onde o Tricolor faz a pré-temporada. Ele projetou “sonhar com coisas boas” e usou o calendário internacional como exemplo.

– Eu espero que a gente tenha melhores momentos que no final de 2023. Que a gente consiga voos mais altos. Que no próximo ano a gente esteja em competições internacionais. E aí o limite é de acordo com o número de reforços que cheguem para a gente poder usar ideias de jogo. Acho que a gente consegue um upgrade grande, que a gente pode sonhar com coisas boas. Temos Campeonato Baiano começando em alguns dias. Temos Copa do Nordeste que é muito importante para a região. E o Campeonato Brasileiro que é a referência que a gente tem, com datas definidas até dezembro.

A citada “qualificação do elenco” começou com dois reforços: Everton Ribeiro e Jean Lucas. A dupla, que faz pré-temporada em Manchester, foi elogiada por Rogério Ceni. O treinador também contou ter ligado para o ex-jogador do Flamengo, na tentativa de o convencer a aceitar a proposta do Bahia, algo revelado anteriormente pelo novo camisa dez tricolor.

– São dois jogadores que vão ser muito importantes esse ano para o Bahia. Everton eu já tinha trabalhado com ele no Flamengo. Liguei para ele algumas vezes, pedi que estivesse aqui com a gente. Acho que ele tem muito para acrescentar na parte técnica e também de experiência. Ele pode jogar por dentro, como meia, e de fora para dentro, como jogou comigo em 2020/21. Acho que ele é um espelho para muitos atletas. E o Jean é um jogador de muita força. Acho que desde 2016, quando tinha Tiago Mendes comigo no São Paulo, não trabalhava com um jogador de área a área como Jean Lucas. Vejo muito potencial nele de crescimento.

O Bahia embarcou para Manchester na última terça-feira com 25 jogadores. Everton Ribeiro e Jean Lucas são os únicos reforços da lista. Ao ser questionado sobre a ausência de mais contratações durante a pré-temporada, o treinador explicou que o clube tem trocado a velocidade pela qualidade na hora de buscar novos atletas.

– Acho que estamos caminhando em uma velocidade de contratar bons jogadores, de um nível alto, em uma velocidade um pouco mais baixa, para tentar ter o mínimo de erros possível. Vamos tentar reforçar o meio de campo, temos algumas negociações ainda em aberto. Claro que seria importante ter desde o começo, mas há tempo em janeiro e fevereiro para ter rotatividade grande de jogadores. Devagar vamos contratando e encaixando os jogadores. Vamos fazer com que o Bahia fique cada vez mais forte até a fase decisiva do Baiano e Copa do Nordeste. Não é nada que fuja do planejamento, que hoje é suficiente para hoje começar a competição.

Rogério Ceni vai continuar em pré-temporada com o Bahia na Inglaterra até o dia 21 deste mês. Em razão dos treinos em Manchester, a equipe principal do Tricolor vai perder as duas primeiras partidas do Campeonato Baiano, contra Jequié (17 de janeiro) e Atlético de Alagoinhas (21 de janeiro). Na ocasião, o time sub-20 vai ser utilizado. Globoesporte