Foto: Sandra Travassos/ALBA

O secretário de Segurança Pública (SSP-BA), Marcelo Werner, falou sobre a atuação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) nos resgates das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo o chefe da pasta, já são ao menos 212 pessoas e 20 animais resgatados pelos militares.

“A calamidade que se encontra o estado é realmente muito triste, que precisa do esforço de cada um de nós. O Corpo de Bombeiros da Bahia não ficaria de fora. Ao contrário, foi uma das primeiras forças a chegar ao Rio Grande do Sul. No primeiro momento, já mandamos os Bombeiros para lá, atuando especificamente na cidade de Caxias do Sul, Santa Lúcia, Gramado e Bento Gonçalves”, salientou Werner, logo ao iniciar a entrevista, na sede da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Além do contingente já no estado, mais 25 bombeiros militares embarcaram para o Rio Grande do Sul, na última quarta-feira. Até esta sexta-feira, 17, o efetivo que está atuando no estado gaúcho retorna para a Bahia.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, Coronel Adson Marchesine, afirmou que a ajuda vai continuar. “Nós não vamos interromper nossa assistência, nosso apoio à população do Rio Grande do Sul. Ontem, o governado cobrava que ele não queria que houvesse interrupção do trabalho apoiando a população lá do Rio Grande do Sul. Então, nós estamos mandando mais 25 bombeiros hoje”, salientou.

Além da equipe, equipamentos e viaturas também estão sendo enviados para a assistência da população gaúcha. Todos os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) estão recebendo, das 8h às 18h, água, ração para animais, materiais de higiene pessoal e de limpeza e alimentos não-perecíveis. Os donativos vão ser levados para as vítimas da chuva que incide no Rio Grande do Sul. É importante que antes de doar, os cidadãos observem o prazo de validade dos itens, que devem ter no mínimo 15 dias para serem utilizados.