Divulgação/União Química

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) instituiu um comitê técnico para acompanhar as ações relativas à vacina Sputnik V, cujas primeiras doses são esperadas pelo governo estadual. O imunizante russo teve sua importação aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas com uma série de limitações.

Por exemplo, inicialmente, a Bahia só poderá receber cerca de 300 mil doses de um total de quase 10 milhões compradas pelo estado, enquanto mais análises serão feitas para comprovar a segurança da vacina. O governador Rui Costa (PT) já anunciou que vai destinar a remessa para até seis cidades, a fim de concluir a imunização das pessoas com mais de 18 anos nesses locais e, com isso, avaliar a eficácia da vacina.

Em meio a esse processo, a Sesab criou o comitê, que terá como funções o acompanhamento dos serviços de farmacovigilância e atendimento ao usuário; a orientação às ações de campo a serem adotadas e executadas; e a assistência técnica à representação do estado no Comitê Deliberativo integrado pelos estados consorciados.

Segundo publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (15), ao todo, nove servidores foram designados para o trabalho, sob coordenação da superintendente de Vigilância em Saúde da Sesab, Rivia Mary de Barros. Ela e os demais deverão se reunir semanalmente, com a possibilidade da participação de agentes públicos, especialistas e pesquisadores de instituições públicas e privadas. (BN)