Foto: Luiza Veneziani/G1

Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão pela morte dos pais, fez a matrícula para cursar Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo em Campos do Jordão, interior de São Paulo. As aulas começam nesta quarta-feira (5).

A detenta foi aprovada para o curso pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que usa a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ela tinha até terça-feira (4) para concluir a matrícula, mas segundo a instituição a formalização foi feita na segunda-feira por meio de procuração.

Em nota, o Instituto Federal informou que aguarda a decisão da Justiça sobre as condições para que ela possa participar das aulas. O processo está em segredo de Justiça.

Suzane foi aprovada em oitavo lugar para a graduação, com nota 608,42. De acordo com o IFSP, o curso que ela escolheu tinha concorrência de cinco candidatos por vaga.

O curso é noturno, na modalidade presencial, e ofertado em Campos do Jordão. As aulas acontecem das 19h às 22h40 na cidade que fica a cerca de 40 quilômetros da Tremembé, onde cumpre pena. A duração é de dois anos e meio.

Suzane tem autorização para cursar a graduação desde 2016, quando tentou pela primeira vez se inscrever na universidade – à época em administração. Com essa autorização, ela teria apenas que formalizar a inscrição e avisar à Justiça do horário das aulas.

No regime semiaberto, em que Suzane está, os presos têm direito a atividades fora da penitenciária. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Suzane teria de bancar o transporte com recursos próprios. G1