ec vitoria

Barradão lotado, festa nas arquibancadas e o Vitória dependendo apenas de si para confirmar o tão sonhado acesso à Série A do Brasileirão. Estava tudo muito bem desenhado para que a noite de domingo (5) fosse de muita festa para o elenco e torcedores rubro-negros diante do Vila Nova, mas os visitantes não tinham nada a ver com os planos do Leão e adiaram a confirmação da classificação do time na Série B. Com um empate em 1×1, o Vila segurou o ímpeto do Vitória e segue com chances de acesso nas rodadas finais da competição. O gol do Vila Nova foi marcado por Caio Dantas aos 4 minutos da primeira etapa e o empate do Vitória saiu aos 37 do segundo tempo com belo gol de Mateusinho de fora da área.

O time comandado por Léo Condé teve o controle do jogo na segunda etapa, posse de bola e pressionou o adversário em diversos momentos do jogo, mas não foi eficiente para reverter as inúmeras chances criadas em mais gols e vai ter que esperar mais uma rodada para comemorar o acesso – que não deixou de ser uma realidade provável, vale ressaltar. O Leão chegou aos 66 pontos e agora visita o Novorizontino, fora de casa, no próximo domingo (12), às 18h. O Vila chegou aos 55 pontos.

Para entender o cenário que garante a classificação no próximo jogo, o Vitória vai precisar esperar até terça-feira (7), quando o Criciúma entra em campo, dentro de casa, diante do já rebaixado ABC. Isso porque, a depender do resultado do time catarinense, um empate já garante o Vitória na Série A. Caso o Criciúma perca ou empate com o ABC, o empate diante do Novorizontino já serve para o rubro-negro. Já se o Criciúma vencer, o Vitória precisará vencer seu jogo no interior de São Paulo para selar a classificação à Série A.

Atualmente, o Tigre é o 6º colocado, tem 57 pontos e pode chegar até 60. O Novorizontino também tem 57 pontos e é o 5º, mas já jogou na rodada e empatou em 1×1 com o Atlético-GO na última quarta-feira (1). O G4 da Série B tem o Juventude na segunda posição, com 60 pontos, seguido pelo Atlético-GO, com os mesmos 60 pontos, e Sport, que tem 59.

O jogo

Em campo, Condé fez mudanças na equipe em relação ao confronto diante do Juventude no último domingo e colocou no seu onze inicial Giovanni Augusto e Matheus Trindade no meio-campo e contou com o retorno de Zeca para a lateral-direita. Mateus Gonçalves foi para o banco de reservas e Dudu, suspenso, não foi relacionado para a partida.

Toda a estratégia de domínio que o Vitória tinha para o duelo foi colocada à prova logo no começo da partida. Com apenas quatro minutos de bola rolando, Juan Christian recebeu a bola pelo lado direito e cruzou rasteiro para Igor Henrique, que finalizou em cima da defesa e viu a redonda sobra para Caio Dantas. O atacante girou bem, pegou de primeira e acertou o canto da rede de Lucas Arcanjo. 1×0 para o Vila Nova.

O andar do jogo mostrava um Vitória dominante nas ações, propondo o jogo e buscando o empate, mas esbarrava na falta de qualidade para dar um bom último passe e achar jogadores como Léo Gamalho, Mateusinho e Osvaldo, seus melhores finalizadores em campo. O resultado desse cenário foi um Vitória com mais posse de bola no primeiro tempo, mas com apenas duas finalizações no gol, enquanto o Vila Nova havia finalizado seis vezes e obrigou Lucas Arcanjo a salvar o Leão em mais de uma oportunidade.

Aos 24 minutos, Caio Dantas dá bela cavadinha para Cristiano, que pega de primeira e obriga Lucas a espalmar bola à queima roupa. Em outro momento, o goleiro do Leão voou no canto para tirar uma bola no canto do gol.

O segundo tempo foi diferente. Um Vitória com uma postura mais calma e conseguindo acertar os últimos passes, o que obrigou o goleiro Denis Júnior, do Vila, a fazer grandes defesas. Aos 15 minutos, Mateusinho recebeu cruzamento e deu uma voadora na bola em cruzamento na área e Denis espalmou a bola para escanteio em lance muito difícil.

Condé levou a campo durante a segunda etapa Zé Hugo, Gegê e Matheus Gonçalves para mexer na dinâmica do ataque e manter o time com velocidade. Giovanni Augusto, Mateus Trindade e Osvaldo – no fim -, respectivamente, saíram. Na defesa, Edson Lucas entrou no lugar de Raylan.

Aos 37, Mateusinho arriscou da frente da meia lua após passe de Rodrigo Andrade e acertou um chutaço no gol, sem chances para Denis Júnior. 1×1 no placar e o Barradão incendiou pensando na virada. Mas os chutes seguintes não tiveram a mesma direção e passaram por cima da meta do goleiro goiano. O resultado final ficou no empate e, mesmo assim, a torcida rubro-negra fez seu papel e aplaudiu muito o time na saída de campo. Correio da Bahia