EC Vitória

O Vitória encontrou novas alternativas táticas na Série B do Campeonato Brasileiro. A principal delas foi a formação com três zagueiros, utilizada pelo técnico Léo Condé em apenas cinco partidas, mas que já se mostrou efetiva e rendeu ao Rubro-Negro 67% de aproveitamento, com três vitórias, um empate e uma derrota.

Veja em quais jogos o Vitória atuou com três zagueiros:

  • Avaí 1 x 1 Vitória (João Victor, Wagner Leonardo e Camutanga)
  • Tombense 1 x 2 Vitória (Camutanga, João Victor e Wagner Leonardo)
  • Juventude 1 x 0 Vitória (Yan Souto, Camutanga e João Victor)
  • Vitória 2 x 1 Novorizontino (Camutanga, Yan Souto e Wagner Leonardo)
  • Sport 1 x 2 Vitória (Camutanga, Yan Souto e Wagner Leonardo)

Virada de chave

Depois de um início perfeito com dois zagueiros no sistema defensivo, Condé viu o Vitória cair de rendimento após a 5ª rodada. A mudança, porém, só veio na 9ª.

A primeira vez que o Vitória usou o esquema com três zagueiros nesta Série B foi no empate em 1 a 1 com o Avaí. O esquema 3-4-3 foi a saída encontrada por Léo Condé para reverter as baixas no meio e no ataque por lesões. Os titulares na defesa foram João Victor, Wagner Leonardo e Camutanga.

Além das contusões, a sequência de resultados ruins na época, com duas derrotas seguidas para Atlético-GO e Mirassol e a vitória apertada contra o CRB, podem ter influenciado Condé na mudança do estilo de jogo. De lá pra cá, o treinador adotou o esquema em outras quatro partidas.

Contra o Novorizontino e Sport, nas últimas duas rodadas, a tática deu certo e se mostrou amadurecida para garantir os seis pontos contra os adversários diretos – resultados fizeram o Rubro-Negro retomar a liderança da competição. Na ocasião, os titulares da zaga foram Wagner Leonardo, Yan Souto e Camutanga.

As opções de Condé para a defesa são João Victor, Yan Souto, Marco Antônio, Camutanga e Wagner Leonardo. Os dois últimos são titulares absolutos no sistema de Condé, seja com dois ou três zagueiros. Camutanga e Wagner Leonardo desfalcaram o Vitória nesta Série B em apenas um jogo cada, por suspensão.

Por outro lado, João Victor foi utilizado em sete jogos na Segundona e é considerado reserva. Yan Souto também teve poucas oportunidades, mas foi titular em três dos últimos quatro jogos da equipe.

O próximo confronto do Vitória será contra a Chapecoense, e a tendência é que Léo Condé mantenha a formação com três zagueiros para buscar a terceira vitória consecutiva na Série B e se consolidar na liderança. A partida está marcada para a próxima segunda-feira, às 19h (horário de Brasília), no Barradão. Globoesporte