EC Vitória

Depois do empate fora de casa com o ABC, o Vitória pode se despedir do Barradão em 2022 já no próximo domingo, quando enfrenta o Figueirense, às 16h (de Brasília), pela quinta rodada da segunda fase da Série C. No último jogo do clube diante de seu torcedor neste quadrangular, o Rubro-Negro tem que sair vencedor para se manter firme na briga pelo acesso à Segundona.

O Leão só fará outro jogo no Manoel Barradas na temporada se chegar à final da Terceirona. Em 2022, o Vitória tem oito triunfos, cinco empates e cinco derrotas em 18 partidas em seu Santuário. Na Série C, são seis vitórias, dois empates e quatro resultados negativos em 12 jogos.

Desde que João Burse chegou à Toca do Leão, o time baiano está invicto em casa, com quatro vitórias e dois empates.

Além do ‘fator Burse”, o apoio da torcida tem sido fundamental nesta campanha, em busca de uma vaga na Segunda Divisão. Na última partida da fase anterior, que garantiu o Vitória na segunda fase, mais de 29 mil torcedores comemoraram o triunfo sobre o Brasil de Pelotas por 3 a 1, recorde de público desta Série C.

Por falar em torcida, a média de público do Vitória na competição é de 15.474 torcedores por jogo. Em metade das 12 partidas disputadas no Barradão, o Rubro-Negro jogou com mais de 21 mil pagantes no estádio. Entre estes jogos com casa cheia, o time baiano acumula três triunfos, dois empates e uma derrota.

Públicos do Vitória na Série C

Jogo Rodada Público pagante
Vitória 0 x 1 Floresta 2ª rodada da 1ª fase 5.280
Vitória 1 x 0 Manaus 4ª rodada da 1ª fase 6.161
Vitória 0 x 1 Botafogo-PB 6ª rodada da 1ª fase 4.501
Vitória 3 x 0 Confiança 7ª rodada da 1ª fase 5.026
Vitória 1 x 2 Volta Redonda 9ª rodada da 1ª fase 27.671
Vitória 0 x 1 Botafogo-SP 11ª rodada da 1ª fase 6.943
Vitória 2 x 0 Figueirense 13ª rodada da 1ª fase 3.785
Vitória 1 x 0 Paysandu 15ª rodada da 1ª fase 25.870
Vitória 2 x 2 ABC 17ª rodada da 1ª fase 26.132
Vitória 3 x 1 Brasil-RS 19ª rodada da 1ª fase 28.006
Vitória 1 x 0 Paysandu 1ª rodada da 2ª fase 21.661
Vitória 0 x 0 ABC 3ª rodada da 2ª fase 24.622

 

Grito da arquibancada cada vez mais alto

A relação do Vitória com o torcedor nesta Série C teve início de forma tímida, já que a atuação do time foi abaixo da expectativa nas primeiras rodadas. Vale destacar que, nos seis primeiros jogos como mandante, o Rubro-Negro perdeu quatro e venceu dois.

Mesmo assim, a torcida compareceu em peso ao duelo contra o Volta Redonda, após duas vitórias consecutivas, em jogo válido pela nona rodada da primeira fase da Terceirona. No revés por 2 a 1 para o time carioca, o público pagante no Barradão foi de 27.671 torcedores.

Após a chegada de João Burse, o Vitória acumulou três jogos sem perder, com duas vitórias consecutivas, e empolgou o torcedor na busca pela classificação para a segunda fase.

No resultado positivo sobre o Paysandu, por 1 a 0, pela rodada #15, o Estádio Manoel Barradas recebeu 25.870 pagantes. Na ocasião, a relação entre clube e torcida se consolidava como fator decisivo para a reação rubro-negra na competição nacional.

Ainda na reta final da primeira fase, os rubro-negros estiveram em peso no empate em 2 a 2 com o ABC, com 26.132 pagantes no Barradão, pela rodada #17, e quebraram o recorde de público desta edição da competição na despedida da primeira fase, quando 28.006 pagantes assistiram ao triunfo por 3 a 1 sobre o Brasil-RS.

Hora de dar aquele grande passo pelo acesso

Neste domingo, às 16h (de Brasília), o Vitória precisa bater o Figueirense, em jogo da quinta e penúltima rodada da segunda fase da Série C, para manter em alta o sonho de acesso para a Segunda Divisão. O apoio da torcida será fundamental.

Com cinco pontos, o Vitória está fora da zona de acesso, já que apenas dois clubes vão se garantir na Série B ao final das seis rodadas deste quadrangular. Veja abaixo a classificação do Grupo C:

  1. ABC: 8 pontos; duas vitórias; + 2 gols de saldo;
  2. Figueirense: 6 pontos; duas vitórias; + 3 gols de saldo;
  3. Vitória: 5 pontos; uma vitória; – 3 gols de saldo;
  4. Paysandu: 3 pontos; 1 vitória; – 2 gols de saldo.

Se derrotar o time de Santa Catarina, o Rubro-Negro assumirá pelo menos a segunda posição e dependerá apenas de seus próprios esforços para confirmar o acesso na última rodada, contra o Paysandu, no dia 24 de setembro, um sábado, às 17h (de Brasília), no Estádio da Curuzu.

Se o apoio do torcedor funcionou na primeira fase e ajudou o clube a garantir a única vitória nesta etapa da Série C, é muito provável que a torcida lote o Barradão mais uma vez, agora contra o Figueira, com o objetivo de empurrar o clube em busca da vaga na Série B.

No melhor dos cenários, o Leão pode confirmar o acesso na primeira posição do Grupo C e se classificar para a final da Terceirona. Neste caso, o Vitória ainda fará mais um jogo no Manoel Barradas na temporada. G1