Foi assaltado, vítima de violência física ou assédio no carnaval de Salvador? A Polícia Civil da Bahia divulgou um esquema com os locais onde você pode registrar queixa nos principais circuitos. A Polícia Civil também disponibilizará assistente virtual bilíngue para foliões e turistas. Também haverá um espaço reservado, com foco na prevenção e orientação, que vai funcionar como ponto de apoio às mulheres vítimas de violência.
Veja abaixo a lista de locais que você pode registrar queixa:
- Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (Servvir) / Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam) – Passeio Público, no bairro do Dois de Julho;
- Servvir / Deam – na região da Ladeira da Montanha;
- Servvir/Deam – no estacionamento do Shopping Barra;
- Servvir/Deam – Avenida Milton Santos, no bairro de Ondina; (estes postos atenderão vítimas de racismo, intolerância religiosa, homofobia e outras discriminações, além de violência contra a mulher).
- Centro Unificado da Infância, Desaparecidos, Adolescentes e Reencontros (Cuidar) – ao lado do TCA.
- Postos especializados de Resposta Operacional e Tática e Gerenciamento de Riscos (Proteger) – ao fundo do Farol da Barra: abrigará equipes da Polícia Civil que irão trabalhar infiltrados e ostensivos.
Tenda “Oxe, Me Respeite”
A tenda “Oxe, Me Respeite”, será um espaço reservado com foco na prevenção e orientação e que vai funcionar como ponto de apoio às mulheres vítimas de violência durante o carnaval.
Contará com acolhimento e atendimento às mulheres com equipes multidisciplinares, ofertando serviços psicossociais, assessoramento jurídico, atendimento médico (específico para casos de violência física e sexual), registro de boletim de ocorrência pela Deam itinerante e plantão da Defensoria Pública (DPE-BA) em caso de encaminhamentos de medida protetiva.
As tendas serão instaladas em dois pontos estratégicos contará com uma rede de atendimento multidisciplinar, disponibilizando serviços integrados com o Detran, DPE-BA, Batalhão Maria da Penha, Sesab, Polícia Civil e Deam:
- Ondina: inauguração nesta quarta-feira (7), às 16h, na Avenida Milton Santos, em frente a Drogaria São Paulo, próximo ao Monumento as Meninas do Brasil (Gordinhas);
- Praça da Câmara de Vereadores: inauguração na quinta-feira (8), às 10h, no Pelourinho.
Profissionais disponíveis no local: psicólogos, assistentes sociais, advogados.
Serviços: boletim de ocorrência, medida protetiva, realização de testes rápidos e distribuição de preservativos (Sesab), encaminhamento para encaminhamento e acolhimento para a Casa da Mulher Brasileira e Hospital da Mulher.
Assistente virtual bilíngue
Para dinamizar o atendimento da população durante o carnaval 2024, a Polícia Civil da Bahia disponibilizará para foliões e turistas o assistente virtual Paulo César 2.0, que também será usado em atividades operacionais durante a festa momesca.
Através do Assistente Virtual da Polícia Civil, os foliões poderão tirar dúvidas, localizar a unidade policial mais próxima, a partir do georreferenciamento, ser auxiliado no registro de ocorrências por meio da Delegacia Virtual (Devir), além de outros serviços remotos.
Este ano, o assistente virtual atenderá também nos idiomas inglês e espanhol. Paulo César 2.0 pode ser acessado pelo número (71) 99973-7729 via WhatsApp.
Atendimento especializado para turistas
Policiais com treinamento especializado para realizar atendimentos e registros à turistas de outros países estarão em escala de plantão 24 horas durante o período de carnaval na Delegacia Especial de Proteção ao Turista (Deltur), no Pelourinho, um dos principais pontos turísticos da Bahia.
De acordo com a titular da Deltur, delegada Camila Albuquerque, além dos turistas de outros estados, a unidade especializada também está preparada para receber os visitantes de outros países.
“Nossos policiais falam inglês, francês e espanhol, para facilitar a comunicação no registro de ocorrências”, ressaltou.
O registro de furtos, perdas ou extravios de documentos e objetos durante o Carnaval também poderá ser realizado pela Delegacia Virtual. O procedimento é simples, podendo ser feito de qualquer computador ou dispositivo com internet, através do site. G1