Cerca de 60 mil pulseiras para identificar crianças e pessoas com dificuldade intelectual serão distribuídas, durante o carnaval, pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), na capital e no interior do estado. Os acessórios podem ser adquiridos nos postos dos bombeiros militares instalados estrategicamente nos circuitos da folia ou com as patrulhas de bombeiros militar.
Confeccionadas em material impermeável, as pulseiras tem espaço para os pais e responsáveis colocarem a identificação da criança ou da pessoa que a estiver usando e um telefone de contato.
👉 A ação tem como objetivo facilitar não apenas a identificação, mas também o contato com o responsável, caso a criança se perca.
Além das crianças, as pulseiras podem ser usadas em pessoas com dificuldade de comunicação ou com alguma condição que a impeça de ter um raciocínio para explicar a situação.
“Doenças como Alzheimer por exemplo, faz com que o paciente fique com uma memória ineficiente e se perca, e com a pulseira é fácil localizar os responsáveis”, explicou a tenente-coronel Ana Fausta. As pulseiras de identificação são coloridas, ajustáveis e podem ser reutilizadas, mesmo quando são molhadas.
Acolhimento de crianças a adolescentes
Crianças e adolescentes filhos de ambulantes cadastrados na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), ou mesmo em situação de risco ou violação de direitos conduzidos ao centro pelos conselheiros tutelares e equipe da abordagem Social, poderão ser acolhidos em Centros de Acolhimento disponibilizados pela prefeitura, na capital baiana.
Os espaços funcionarão de quinta-feira (8), a partir das 10h, até 14 de fevereiro, até as 10h, durante 24h. Além de prover as condições de acolhimento temporário, alimentação e higiene, também oferecem atividades lúdico-pedagógicas e de apoio especializado durante a permanência no local.
☎️ Para entrar em contato com a central técnica que regula o acesso de crianças e adolescentes aos Centros de Acolhimento, é só ligar para os números (71) 3202-7320 ou (71) 98696-7140.
Confira abaixo onde ficam localizados os Centros de Acolhimento:
📍 Circuito Dodô (Barra-Ondina)
- Unidade 1
Escola Municipal Casa da Amizade, no bairro de Ondina
Faixa etária: 0 a 17 anos
Capacidade: 120 crianças e adolescentes - Unidade 2
Escola Municipal Santa Terezinha do Chame- chame, no bairro Chame-Chame
Faixa etária: berçário 0 a 6 anos
Capacidade: 80 crianças - Unidade 3
Escola Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho
Faixa etária: 0 a 17 anos
Capacidade : 120 crianças e adolescentes
📍 Circuito Osmar | Batatinha (Centro)
- Unidade 4
Escola Municipal Casa da Providência, no bairro da Saúde
Faixa etária: berçário 0-6 anos
Capacidade para 100 crianças - Unidade 5
Escola Municipal Hildete Lomanto, no Garcia
Faixa etária: 0 a 17 anos
Capacidade: 120 crianças e adolescentes G1