Garfos, facas e pistolas d’água foram alguns dos cerca de dois mil itens apreendidos pela Polícia Militar durante as festas de pré-carnaval em Salvador. As apreensões foram feitas entre o Fuzuê no sábado (3) e o Pipoco na terça-feira (6).
Os itens estavam com foliões e vendedores ambulantes, que foram revistados pelos agentes nos portais que dão acesso aos principais circuitos da festa. De acordo com o tenente coronel Mattos, que também é coordenador dos portais da Polícia Militar, existem dois tipos:
- objetos ilícitos – armas de fogo, armas brancas e drogas;
- objetos proibidos – ferramentas, talheres, tesouras, armas d’água, por exemplo.
“Os objetos proibidos não são ilícitos, mas eles são retidos, devido ao grande potencial lesivo que possuem”, afirmou o tenente.
Em casos como esse, o objeto é deixado no portal de entrada e o folião é liberado para a festa. Já nos casos em que são encontrados itens ilícitos, o direcionamento é encaminhar o suspeito para a delegacia.
Além das fiscalizações com detectores de metal nos portais, a PM também conta com o auxílio de cães farejadores para inspecionar mochilas, bolsas e isopores dos foliões e dos ambulantes. G1