ec bahia

O Bahia parece ter encontrado a solução, ou melhor, soluções, para um velho problema da temporada 2023. Contratados para reforçar as laterais nesta segunda janela de transferências, Gilberto, de 30 anos, e Camilo Cándido, 28 anos, se destacaram na vitória sobre o América-MG, por 3 a 1, e trazem esperança para setores de muitas caras e pouco destaque no ano.

Os atletas foram destaques ofensivos do Bahia na partida. Gilberto participou bastante das ações pela direita, enquanto Camilo Cándido fez bela jogada para o primeiro gol tricolor, marcado por Everaldo.

O lateral-esquerdo iniciou o lance com bom lançamento e se apresentou para corrigir devolução ruim de Everaldo. Na sequência, Cándido jogou a bola entre as pernas do marcador e cruzou na medida para o atacante balançar a rede.

Foi a primeira partida de Cándido como titular do Bahia, após estreia no empate com o São Paulo, fora de casa. Já Gilberto chegou ao terceiro jogo entre os onze iniciais do Tricolor.

Os atletas foram os dois primeiros de cinco contratados nesta segunda janela de transferência para sanar problemas de posições que acumularam críticas em 2023.

No caso da lateral direita, o Bahia já contava com Cicinho, de 34 anos, e André, de 19, como especialistas da posição, mas a dupla não correspondeu e viu o atacante Jacaré ser improvisado e ganhar elogios até se machucar e desfalcar a equipe.

No início do ano, o Tricolor também utilizou o lateral-direito Douglas Borel, mas, sem muito brilho, o atleta de 21 anos foi emprestado à Chapecoense.

Cicinho chegou a ter boas atuações após a lesão de Jacaré, mas a soma de falhas defensivas em sequência voltaram a pesar negativamente. Com isso, Gilberto estreou no empate em 0 a 0 com o Corinthians e, apesar de deslizes defensivos em três jogos, parece não ter sombra na lateral direita.

Contra o América-MG, Gilberto foi muito participativo no ataque. O lateral teve como destaque 94% de acerto nos passes, além de um desarme, um drible correto e um passe direto para finalização, de acordo com o site FootStats.

A situação não foi diferente na lateral esquerda, que teve três atletas da posição antes de Camilo Cándido, mas nenhum se firmou.

Matheus Bahia, de 23 anos, Ryan, 21 anos, e Jhoanner Chávez, 21, “rodaram” entre os titulares e também não engrenaram. O último, inclusive, é a contratação mais cara da história do clube, com R$ 18 milhões investidos, e foi emprestado ao ex-clube, o Independiente del Valle.

A primeira partida de Cándido como titular contou com outros acertos ofensivos além da assistência. O lateral-esquerdo teve 92% de aproveitamento dos passes, fez dois lançamentos certos (66% de acerto) e deu um drible durante o duelo com o América-MG, ainda de acordo com números do site FootStats.

A próxima chance para Gilberto e Cándido mostrarem serviço será neste domingo, contra o Atlético-MG, em jogo marcado para as 11h (de Brasília), no Mineirão, na rodada de encerramento do primeiro turno do Brasileirão. Globoesporte