Reuniões com outros setores do clube, rigidez com cumprimento de horários e detalhamento dos treinos. Esses foram alguns pontos destacados por quem frequentou o dia a dia do Bahia na primeira semana de Renato Paiva na Cidade Tricolor. O técnico português foi apresentado aos jogadores na última segunda-feira e comandou seis dias de trabalho no Centro de Treinamento.

O ge conversou com pessoas que acompanharam os primeiros dias de trabalho de Renato Paiva no Bahia. Na rotina de treinamentos, a exigência com o cumprimento de horários chamou atenção. Também foi pontuado a cobrança com atividades pré e pós-treino, algo que não era comum acontecer com os últimos profissionais que passaram pelo clube.

Agora, ao fim das atividades com bola, a rotina é uma sessão de alongamentos para todos os jogadores ainda no campo. Antes o tratado como normal era a saída imediata dos atletas para o vestiário.

Outro ponto que chamou atenção de quem acompanhou os trabalhos de perto foi o detalhamento dos treinos. O relato é de que Renato Paiva dedica um tempo importante para explicar como vai funcionar e os objetivos de cada trabalho com bola antes de iniciar a prática.

Fora do trabalho nas quatro linhas, a novidade foi a rotina de reuniões com outros setores do staff tricolor. As conversas entre o futebol e outros departamentos não eram comuns na Cidade Tricolor até o início da última semana.

Renato Paiva também chamou atenção na Cidade Tricolor pelo conhecimento sobre o Bahia. A impressão deixada nos corredores do clube é de que o novo treinador desembarcou em Salvador bem informado sobre a história do Esquadrão. Essa situação pôde ser observada na entrevista coletiva da última segunda-feira, quando o técnico citou títulos e personagens históricos do time.

– Queria fazer duas observações importantes. A primeira para uma lenda deste clube e do futebol brasileiro, meu colega Evaristo de Macedo, que deixou uma recado de boas-vindas. A equipe técnica fica muito orgulhosa de receber essa mensagem, e esperamos ficar à altura dele – iniciou o comandante do time baiano. (…) Nada pode orgulhar mais um treinador de futebol que chegar ao Brasil e entrar pela porta do primeiro campeão brasileiro da história deste país. (…) – disse Renato Paiva quando foi apresentado pelo Bahia.

Ainda de acordo com quem acompanhou a primeira semana de trabalho do português, Renato Paiva gostou do que encontrou na Cidade Tricolor. A principal queixa até agora é o calor. Isso, inclusive, faz com que a comissão técnica concentre os treinos em campo no turno da manhã.

Embora o treinador tenha feito elogios aos equipamentos utilizados pelo departamento de futebol, o ge apurou que está em pauta uma modernização de aparelhos da academia e softwares de análise de desempenho. Situações indicadas pela nova comissão técnica. EC Bahia