Foto: Renan Pinheiro/TV Bahia

O Vitória conquistou o acesso para a Série B no último sábado, ao empatar em 1 a 1 com o Paysandu, e encerrou a participação na Série C deste ano. Agora, o ge traz um top dez com os jogos marcantes da campanha do Rubro-Negro, que contou com altos e baixos até a conquista da vaga na Segunda Divisão do ano que vem.
No total, o Rubro-Negro obteve 10 vitórias, oito empates e sete derrotas em 25 partidas.

Primeira vitória

Para começar, a primeira vitória rubro-negra na competição. Em meio à demissão de Geninho e contratação de Fabiano Soares, e um início muito ruim, com três derrotas seguidas na Série C, Marco Antônio, que viria a ser um dos destaques da equipe no campeonato, balançou a rede com o ombro e garantiu o 1 a 0 sobre o Manaus, pela quarta rodada.

Ressurgimento de Tréllez

O segundo momento marcante aconteceu na 14ª rodada da primeira fase, já com João Burse no comando. O treinador começou a apostar em Santiago Tréllez para resolver o problema ofensivo e se deu bem. O colombiano tinha 12 jogos na temporada e nenhum gol marcado, mas acabou com o jejum na vitória sobre o São José-RS, por 2 a 1. No total, terminou a Série C com seis gols marcados.
Frutos do “Bursismo”

Na rodada seguinte, 25.870 torcedores pagaram ingresso para ver o Vitória derrotar o Paysandu por 1 a 0, no Barradão. Era o quarto jogo do Leão sob o comando de João Burse, que vinha de um empate e três triunfos seguidos. Naquele momento, o “Bursismo” começava a dar frutos, como a consolidação de um ataque com Luidy, Rafinha e Tréllez, trio que foi importante para a classificação à fase seguinte. O gol da partida foi marcado por Luidy.

Dia inacreditável

Na penúltima rodada da primeira fase, o Vitória ganhou o Mirassol por 2 a 1. Derrotar o líder da competição, fora de casa, era considerado praticamente impossível para muitos, mas o Rubro-Negro contou com gols de Tréllez e Rafinha, além de defesas espetaculares de Dalton, que viria a ser um dos principais destaques do acesso.

Classificação e recorde

A classificação para a segunda fase veio com recorde de público na Série C. O Vitória passou pelo Brasil de Pelotas, por 3 a 1, em jogo que teve público de 29.089 torcedores no Barradão, sendo 28.006 pagantes. O zagueiro Marco Antônio, em dois lances de bola parada, e Rafinha, garantiram o resultado

Vitória fundamental

A estreia na segunda fase foi complicada. Mesmo com um jogador a mais desde os oito minutos do primeiro tempo, o Vitória só fez o gol do 1 a 0 sobre o Paysandu, no Barradão, aos 37 da segunda etapa. Um gol salvador de Rodrigão. Antes disso, Dalton manteve sua meta protegida com uma excelente defesa

Herói em dois momentos

Por falar em defesas de Dalton, o goleiro garantiu que o Vitória somasse dois pontos nos jogos contra o ABC, que terminou a segunda fase com a primeira colocação do Grupo C, com 12 pontos, e classificado para decidir o título da competição.

Foram dois empates em 0 a 0, um no Barradão, pela terceira rodada, e outro no Frasqueirão, pela quarta rodada. Dois jogos importantes na campanha do acesso. Nas ocasiões, o time baiano figurava fora da zona de classificação e precisava pontuar

Pé na Série B

Atrás do Figueirense na classificação da segunda fase, o Vitória tinha que derrotar o adversário para entrar na zona de acesso e colocar o pé na Série B.

A partida foi complicada, mas Dalton salvou novamente, com outra defesa espetacular, e Rafinha fez linda jogada para o gol de Tréllez. Com o resultado positivo de 1 a 0, mesmo após expulsão de Sanchez, no início do segundo tempo, a entrada na zona de acesso foi confirmada.

Resultado foi apenas um detalhe

Na última rodada, o Vitória correu um grande risco ao empatar com o já eliminado Paysandu, em 1 a 1, mas o Figueirense também empatou com o ABC, em 0 a 0, e ficou tudo bem. O jogo teve falha de Dalton, no tento do Papão, e gol de Dionísio. No fim, o acesso para a Série B foi confirmado, e o Leão fez festa em Belém.

Vale lembrar que o Vitória se garantiu na Segunda Divisão do ano que vem após somar nove pontos no Grupo C e se classificar na segunda colocação. Na primeira fase, o Rubro-Negro foi o sétimo colocado, com 29 pontos. G1