EC Vitória

O Vitória fez uma bela exibição na estreia da Série B, com ataque e defesa funcionando em harmonia nos 3×0 diante da Ponte Preta, no Barradão. O próximo desafio é se impor fora de casa na partida das 18h de domingo (23), contra o ABC, no estádio Frasqueirão, em Natal, onde a zaga vai tentar mudar uma escrita. O Leão sofreu gol em todos os jogos como visitante disputados neste ano.

O rubro-negro sofreu 27 gols em 21 partidas na temporada, média de 1,28 por confronto. Como visitante, a equipe foi vazada 16 vezes em nove jogos, média de 1,77. Os maiores baques fora de casa foram pelo placar de 3×1, lamentado duas vezes, diante de Juazeirense, no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, pelo Campeonato Baiano, e CSA, no Rei Pelé, em Maceió, pela Copa do Nordeste.

Em território adversário, o Leão também sofreu gols de Bahia de Feira, Bahia (em dois clássicos), Atlético de Alagoinhas, Sergipe, Nova Iguaçu e Campinense. A defesa passou em branco em apenas seis jogos, todos no Barradão.

A rede rubro-negra só não foi balançada contra Jacuipense (1×0) e Ceará (2×0), na Copa do Nordeste, Doce Mel (3×0), Jacobinense (2×0) e Barcelona de Ilhéus (0x0), no Campeonato Baiano, e diante da Ponte Preta (3×0), na estreia da Série B, domingo passado.

Contra a equipe paulista, a defesa mostrou organização e apresentou caras novas. O lateral esquerdo Marcelo e o zagueiro Wagner Leonardo, contratados para reforçar o elenco na competição, foram algumas das novidades do time escalado pelo técnico Léo Condé.

“Acredito que conseguimos colocar em prática a estratégia imposta pelo nosso treinador, junto com a nossa vontade de vencer e com o apoio da nossa torcida, que foi fundamental para estrearmos com um bom resultado”, comenta Wagner Leonardo.

Apesar da parceria de zaga com Camutanga ser nova no Vitória, eles já atuaram juntos no Náutico. Wagner Leonardo analisa que o entrosamento e os treinos da intertemporada facilitaram a adaptação dele.

“Essa parceria vem desde o Náutico. A gente está sempre conversando e, quando surgiu essa oportunidade, quando o Camutanga ficou sabendo, ele me mandou mensagem, me chamou para jogar junto. Acredito que a gente pode sim fazer uma dupla de sucesso”, afirma. Os dois foram campeões pernambucanos em 2021.

Um dos últimos contratados pelo clube para a Série B, o zagueiro de 23 anos chegou duas semanas antes da estreia. “Acredito que esse período de treinamentos que tivemos sem competição foi fundamental para que pudéssemos trabalhar os aspectos físicos, técnicos e táticos. Além disso, esse tempo ajudou muito a minha adaptação ao clube, onde fui muito bem recebido por todos e já me sinto em casa”, disse.

Jogos em que o Vitória não sofreu gol em 2023:

Vitória 1×0 Jacuipense
Pré-Copa do Nordeste

Vitória 3×0 Doce Mel
Campeonato Baiano

Vitória 2×0 Jacobinense
Campeonato Baiano

Vitória 0x0 Barcelona de Ilhéus
Campeonato Baiano

Vitória 2×0 Ceará
Copa do Nordeste

Vitória 3×0 Ponte Preta
Série B do Brasileiro Correio da Bahia