EC Vitória

Sabe aqueles jogos que o time testa o coração do torcedor? Essa foi a tônica do Vitória nas últimas três rodadas da Série B, e a torcida rubro-negra parece estar com o coração em dia. Com quatro gols após os 40 minutos do segundo tempo, o Leão conquistou sete dos nove pontos disputados na competição nacional.

A “sequência para cardíacos” começou no duelo contra a Chapecoense, na 19ª rodada, quando Léo Gamalho entrou no jogo para definir o placar aos 43 minutos do segundo tempo. Esse gol foi ainda mais especial, já que foi o primeiro do atacante após se recuperar de câncer e ainda garantiu título simbólico do primeiro turno da Série B.

A emoção continuou nas duas rodadas seguintes. Contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, o Vitória saiu perdendo por 2 a 0 e, após gol de Gamalho no começo do segundo tempo, o Rubro-Negro buscou o empate aos 41 minutos com bola na rede do estreante Iury Castilho.

Já na última quarta-feira, em jogo que se encaminhava para um empate sem gols, Zé Hugo e Giovanni Augusto balançaram as redes duas vezes após os 44 minutos para bater o ABC e assegurar o Vitória na liderança da Série B.

Essa avalanche de gols no fim foi importante para manter o Leão com cinco jogos de invencibilidade, segunda melhor sequência do clube nesta Segundona, atrás apenas dos 100% nas cinco primeiras rodadas.

Padrão antigo

Essa tendência de marcar gols no fim, porém, não é de agora. Durante as primeiras cinco rodadas, por exemplo, o Vitória marcou gols no fim em três delas, mesmo com o placar praticamente definido. O padrão contra a Ponte Preta e ABC, inclusive, se repetiu.

Jogos em que o Vitória marcou no fim:

  • Vitória 3 x 0 Ponte Preta: Rodrigo Andrade aos 86′
  • ABC 0 x 3 Vitória: Léo Gamalho aos 84′ e 93′
  • Botafogo-SP 0 x 3 Vitória: Tréllez aos 91′
  • Vitória 2 x 3 Atlético-GO: Tréllez aos 90′
  • Vitória 1 x 0 CRB: Wagner Leonardo aos 96’**
  • Vitória 1 x 0 Chapecoense: Léo Gamalho aos 88’**
  • Ponte Preta 2 x 2 Vitória: Iury Castilho aos 86’**
  • Vitória 2 x 0 ABC: Zé Hugo aos 89′ e Giovanni Augusto aos 100’**

Outro fato curioso é a assertividade do técnico Léo Condé nas substituições. Léo Gamalho, Iury Castilho, Zé Hugo e Giovanni Augusto, que marcaram nos últimos três jogos, vieram do banco para decidir no segundo tempo.

Com emoção ou sem emoção, o Vitória só tem um objetivo à vista: vencer o Londrina, na próxima segunda-feira para se manter na liderança da Série B. A partida da 22ª rodada está marcado para as 20h (horário de Brasília), no estádio do Café, no Paraná. Globoesporte