Após a primeira derrota na Série B do Campeonato Brasileiro, o Vitória voltará a campo para disputar uma partida que traz lembranças de um passado não tão distante. Nesta sexta-feira, o Rubro-Negro vai visitar o Mirassol, às 19h (de Brasília), no Estádio Municipal, pela sétima rodada da Segundona. No ano passado, diante de uma missão quase impossível contra o Leão da Alta, pela Série C, o resultado foi positivo para a equipe baiana.
Na ocasião, o Mirassol liderava a primeira fase da Série C com 33 pontos (com apenas quatro derrotas), e o Vitória estava fora do G-8 que se garantiria na segunda fase, com 23 pontos, no 11º lugar. Só o triunfo interessava ao Rubro-Negro, que conquistou os três pontos e seguiu com chance de classificação na última rodada.
O Vitória marcou duas vezes, com Rafinha e Tréllez, ainda no primeiro tempo, e sustentou o resultado por 2 a 1 após Vinícius Mingotti descontar, já na segunda etapa. Comandado por João Burse, o Vitória garantiu vaga na segunda fase da Série C na sétima posição, com 29 pontos, e subiu para a Segunda Divisão ao terminar o quadrangular final no segundo lugar do Grupo C, com nove pontos.
Personagens do jogo perderam espaço
Uma curiosidade é que três jogadores decisivos do Vitória no triunfo sobre o Mirassol, em 2022, continuam no elenco. Além dos atacantes Rafinha e Tréllez, que marcaram os gols no interior de São Paulo, o goleiro Dalton ajudou a garantir a vitória rubro-negra com ótimas defesas.
O Vitória derrotou o Mirassol com o seguinte time: Dalton; Alemão, Alan Santos, Marco Antônio e Lazaroni; Léo Gomes, Dionísio (Zé Vitor) e Gabriel Honório (Hítalo); Luidy (Iury), Rafinha (João Pedro) e Tréllez (Dinei). Dalton, Marco Antônio, Léo Gomes, Dionísio, Rafinha e Tréllez seguem no elenco em 2023.
Mas a reformulação do Vitória para a atual temporada (25 contratações – sendo 12 para a disputa da Série B) trouxe uma nova realidade para Dalton, Rafinha e Tréllez, que atualmente são reservas do time comandado por Léo Condé.
Na derrota para o Atlético-GO, no último domingo, por 3 a 2, os dois atacantes entraram durante o jogo (Tréllez marcou um dos gols), mas Dalton seguiu no banco.
Números de Dalton, Rafinha e Tréllez em 2023:
- Dalton – Oito partidas (nenhuma na Série B);
- Rafinha – Dezessete partidas (quatro na Série B) e três gols marcados (nenhum na Série B);
- Tréllez – Dezoito partidas (dois na Série B) e quatro gols marcados (dois na Série B).
Realidades diferentes
Se o último duelo com o Mirassol valia como última cartada por classificação para a segunda fase da Série C, a realidade atual é bem diferente. O Vitória lidera a Segunda Divisão, com 15 pontos em seis jogos, e vai visitar o time do interior de São Paulo para se manter no topo na competição nacional.
Além disso, o próprio Mirassol vive outra realidade este ano. Depois de conquistar o título da Terceirona, o Leão da Alta ocupa o sétimo lugar da Série B 2023, com dez pontos, e busca o retorno ao G-4 no jogo desta sexta-feira, pela sétima rodada. A bola vai rolar na cidade de Mirassol às 19h (de Brasília). Globoesporte