EC Bahia

As laterais do Bahia são um dos maiores, se não o maior, problema do Bahia na temporada. Com trocas constantes e desempenho irregular nos dois lados do campo, o Tricolor tem sofrido com os seus jogadores e apostado até em improvisação para melhorar o rendimento.

Em toda a Série B, laterais do Bahia só contabilizam uma assistência para gol (com Luiz Henrique) e um gol (Douglas Borel). Já Matheus Bahia também contabiliza participação importante, mas em um cruzamento para gol contra em partida contra o Vasco.

E não foi por falta de tentativa e até “briga” com a torcida que a diretoria tricolor buscou elevar o rendimento das laterais. Na esquerda, foram contratados Djalma Silva e Luiz Henrique. O primeiro não foi bem, perdeu espaço e, em agosto, rescindiu o contrato que iria até o fim do ano. O segundo também foi titular, mas falhou em momentos importantes e virou terceira opção, atrás até do volante Rezende.

Laterais-esquerdos do Bahia na Série B

Jogos Gols Assistências Assistência p/finalização Cruzamentos certos Passes certos Desarmes
Matheus Bahia 13 nenhum nenhuma 17 11 426 22
Luiz Henrique 16 nenhum uma 6 5 292 27
Djalma Silva 9 nenhum nenhuma 4 22 153 9
Rezende* 3 nenhum nenhuma nenhuma nenhum 115 5

 

Atualmente, o lateral-esquerdo titular do Tricolor é Matheus Bahia, que já estava no clube e começou a temporada em baixa, também chegando a virar terceira opção. Atualmente, ele se recupera de lesão e não tem prazo para retorno aos gramados. Na ausência dele, o volante Rezende foi o escolhido por Enderson Moreira para assumir a posição.

A situação na lateral direita não é muito melhor no Bahia, que contratou Jonathan e Marcinho para o setor. O primeiro chegou no início do ano, não engrenou e, assim como Djalma, rescindiu o vínculo antes do previsto, em julho deste ano. A má fase abriu espaço para o aproveitamento maior de Douglas Borel e André, jovens formados na base do Tricolor e que já realizaram nesta temporada o maior número de jogos na equipe profissional (34 e 22 respectivamente).

Borel e André, porém, também oscilaram dentro de campo, e a diretoria tricolor foi em busca de mais um reforço para a direita. Aliás, a contratação mais polêmica da temporada. Réu por ter atropelado e provocado a morte de duas pessoas, Marcinho foi contratado sob protesto da torcida e bancado por Eduardo Freeland, diretor de futebol do clube. Até aqui, contudo, tem participação discreta no time. Inclusive, no último jogo, contra o Sport, foi o jogador com o maior número de passes errados: 17.

Laterais-direitos do Bahia na Série B

Jogos Gols Assistências Assistência p/finalização Cruzamentos certos Passes certos Desarmes
Marcinho 8 nenhum nenhuma 10 7 217 7
André 14 nenhum nenhuma 7 7 302 15
Douglas Borel 15 um nenhuma 13 11 378 10
Jonathan 9 nenhum nenhuma 2 1 45 5

 

Diante da má fase dos laterais, Enderson tem ao seu lado o intervalo de 12 dias para preparar o time até o próximo compromisso pela Série B. O Tricolor só volta a campo no dia 24 deste mês, quando recebe o Operário-PR, às 18h15 (de Brasília), na Fonte Nova. Globoesporte