Foto: Bruno Amâncio/ge

O Vitória está perto de mais um acesso, o sexto na centenária história rubro-negra. Dessa vez com a peculiaridade de ser o primeiro conquistado longe do torcedor. Em todas as outras vezes que subiu de divisão, o Rubro-Negro atuou como mandante e fez a festa diante de arquibancadas coloridas de vermelho e preto, seja na Fonte Nova ou no Barradão.

Em 2022, se confirmado, o palco do acesso será o estádio da Curuzu, do Paysandu, em Belém-PA. As equipes medem forças neste sábado, às 17h (de Brasília).

O Vitória depende apenas de si para ficar com a vaga. Se vencer o já eliminado Paysandu, garante o sexto acesso do clube, sendo o primeiro fora de casa.

De acordo com a programação montada pelo clube, o embarque para Belém será nesta quinta-feira. Na sexta o time treina na capital do Pará e encerra a preparação para a partida decisiva, marcada para sábado, às 17h (de Brasília).

Os acessos do Vitória:

  • 1992: Vitória 1 x 0 Confiança; na Fonte Nova;
  • 2006: Vitória 4 x 0 Ferroviário; no Barradão;
  • 2007: Vitória 4 x 1 CRB; no Barradão;
  • 2012: Vitória 1 x 1 Ceará; no Barradão;
  • 2015: Vitória 3 x 0 Luverdense; na Fonte Nova.

1992

Em 1992 o Vitória foi vice-campeão da Série B, em final disputada contra o Paraná. Mas o acesso veio muito antes, ainda na primeira fase da competição nacional, que quatro grupos com oito equipes. Os três primeiros de cada grupo avançavam de fase e já garantiam vaga na Primeira Divisão do ano seguinte. Ao todo, 12 times foram promovidos para a elite naquela temporada. O Rubro-Negro foi um deles, ao vencer o Confiança por 1 a 0, na Fonte Nova, em jogo válido pela última rodada da primeira fase.

2006

Em 2006, quando também estava na Série C do Campeonato Brasileiro, o Vitória confirmou o acesso ao fazer 4 a 0 no Ferroviário. Quem foi ao Barradão naquele 19 de novembro viu um show de Leandro Domingues, responsável por três dos quatro gols rubro-negros. Quem fechou o placar foi outro nome importante da época: Índio.

2007

Um ano depois, mais uma goleada e mais um acesso em casa. O Vitória fez 4 a 1 no CRB para confirmar o retorno à elite do futebol brasileiro. Joãozinho, Apodi, Jackson e Willians Santana balançaram as redes diante de um Barradão lotado.

2012

Mesmo palco, novo roteiro. Em 2012 o Rubro-Negro não conseguiu vencer o Ceará em casa na última rodada, mas o 1 a 1 no Barradão foi suficiente para o acesso. Naquele jogo, o Leão abriu o placar com William, ainda no primeiro tempo, e sofreu o empate aos 35 minutos da segunda etapa. A vaga veio com sofrimento, mas veio.

2015

Em 2015 o Vitória voltou à Fonte Nova, onde conquistou o primeiro acesso, para subir de divisão mais uma vez. O Leão precisava apenas de um empate, mas Kanu, Escudero e Elton marcaram os gols do Rubro-Negro em uma Arena colorida de vermelho e preto que viu o time vencer por 3 a 0. Globoesporte